Edifício Martinelli mira ser novo gigante do turismo nacional com plano de revitalização
Nesta virada de ano, o canadense Julien Bouchard veio à capital brasileira visitar um amigo, algo que virou tradição para o norte-americano. Aos 37 anos, ele conta que vem com certa frequência para a cidade, dizendo, com uma risada, que já devem ter sido quase 20 viagens. Alguns visitantes até se atraem com o charme brasiliense e decidem se mudar em definitivo.
.jpeg)
Memorial dos Povos Indígenas
- Porém, é possível conhecer os principais pontos da capital em dois dias, se quiser aproveitar um dos feriados prolongados, vale ficar três ou quatro dias para conhecer outros pontos gastronômicos e até locais nos arredores da cidade.
- A Feira, no entanto, fecha antes da Torre, que está aberta até o pôr do sol.
- Para quem tem o interesse em ver de perto o espaço que abrigou importantes presidentes do Brasil, é possível fazer uma visita guiada aos domingos, quando não há expediente.
- Entre maio e setembro é quando não chove na cidade e a umidade cai bastante, principalmente entre agosto e setembro, quando o clima fica extremamente seco.
- Especialista em viagens, roteiros e dicas sobre os melhores destinos do Brasil e do mundo.
É possível fazer uma visita ao Congresso, gratuitamente, em um passeio que percorre os Plenários das duas Casas, os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A Eu Ando Pelo Mundo Catedral Metropolitana de Brasília é um passeio para os religiosos e para quem não é. Isso porque talvez seja a principal obra de Oscar Niemeyer em Brasília. O edifício, que foi construído entre os anos de 1958 e 1970, é uma verdadeira obra de arte, com 40 metros de altura e 16 arcos de concreto, emoldurado por um espelho d’água. No sábado de manhã dá para começar o passeio com a visita ao Estádio Mané Garrincha, que fica a menos de 10 minutos de caminhada.
Cabo de Santo Agostinho: 8 praias, pontos turísticos e dicas de…
Isso faz com que Brasília seja a segunda capital mais segura do país, de acordo com o Atlas da Violência 2024. O DF também conta com opções de lazer que não pesam no bolso, como parques, bares, restaurantes, espaços cívicos e serviços que atendem a diferentes faixas de orçamento. Além de sua função para transmissão de TV, a torre tem um mirante a 75 m de altura que oferece uma vista de 360 graus da cidade. As vistas principais são da esplanada dos ministérios e da região do estádio nacional. Lá do alto se tem uma noção da grandeza do projeto arquitetônico urbano de Brasília. A maioria dos hotéis está nos setores hoteleiros Sul e Norte, próximo da maior parte dos pontos turísticos.
Prove uma das carnes do badalado Rubaiyat BrasÍlia, com vista para o Lago Paranoá. Escolha roupas confortáveis e prepare-se para conhecer, em dois dias, a reserva ecológica Chapada Imperial, ainda no Distrito Federal, e o Salto do Itiquira, na cidade de Formosa, em Goiás. Além de ser diferente de tudo no Brasil e um exemplo mundial de arquitetura e urbanismo, a Capital Federal fica praticamente no centro do país, recebendo voos baratos das principais cidades. O que faz daqui um destino perfeito para uma viagem de final de semana. Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, o Museu Catetinho reúne objetos e mobiliário que resgatam a memória da época da construção de Brasília.
Super Quadras do Plano Piloto
O projeto, também de Niemeyer, forma junto com o Planalto e o Congresso os três poderes. Na margem do Paranoá oposta ao Plano Piloto, este é o trecho mais gostoso à beira do Lago Paranoá. Dá para caminhar pelo calçadão, apreciando o movimento dos barcos, veleiros e surfistas stand-up; bares e restaurantes (como o Mormaii Surf Bar, a cervejaria Bierfass, o nordestino Manzuá e o japa Soho) completam a estrutura, espaçados entre si.
O transito é calma e sem grandes engarrafamentos, que acontecem apenas em horários de Rush. Fora os meses de novembro, dezembro e janeiro, as chuvas são tranquilas, e não arruinam o turismo na cidade. O Templo da Boa Vontade, conhecido também como Pirâmide das Almas Benditas e dos Espíritos Luminosos, é um dos monumento mais visitado de Brasília. Além da arquitetura interessante, seu interior passa uma paz e uma tranquilidade enorme.
O casal veio com os filhos para visitar o irmão de Tales, e agora planeja morar na capital, aproveitando a viagem para conhecê-la melhor. Os mineiros de Varginha têm se impressionado com a segurança e o custo de vida da cidade, algo que não esperavam de uma cidade tão grande. “Eu tenho achado muito seguro, tudo bem tranquilo. Não tivemos tantas experiências, porque ainda não deu para passear muito, mas os lugares que a gente foi eu não achei caro, o custo às vezes é até mais barato do que onde moramos”, comentou Tales. O começo de 2025 tem atraído turistas para a capital do país. Devido à grande procura pelo turismo de negócios, os hotéis estão quase sempre lotados durante a semana.Para quem quer fazer turismo, a melhor opção é nos finais de semana, quando os hotéis costumam baixar os preços das diárias.
.jpeg)
Outro lugar secreto e imperdível para visitar em Brasília, sobretudo se você viajar com crianças, é a Nova Nicolândia. Situado dentro do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o local tem vários brinquedos radicais e de diversão, incluindo a Roda Gigante de Brasília, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. Um dos shoppings mais interessantes de Brasília, o Liberty Mall é outro lugar imperdível para conhecer na cidade. Além de todos os atrativos de um shopping convencional, como diversas lojas e uma praça de alimentação bem variada, o local abriga o Cine Cultura Liberty Small, perfeito para quem curte produções e filmes alternativos, tanto nacionais como internacionais.
Na 5ª feira é preciso agendar, mas nos outros dias é só aparecer e esperar a formação do grupo. Se você quer pegar alguma sessão parlamentar acontecendo durante a sua visita, vá na 5ª. No setor hoteleiro (no Eixo Monumental, dos dois lados da Torre de TV), aproveite os hotéis mais novos, construídos para a Copa — como o Fusion HPlus Express, o Windsor Brasília, Athos Bulcão Hplus Executive e Cullinan HPlus Premium. Vale pesquisar ofertas em hotéis à beira-lago, como o Royal Tulip e o Golden Tulip, que têm porte de resort, ou o Brasília Palace, que também tem piscina.